28/04/13

Horace "Waiting for the moon"


 
Criada em 1990 por Nigel Cross  (editor e fundador da revista Bucketfull of Brains ) a Shagrat Records é uma pequena editora cujo trabalho consiste em prospectar e publicar gravações inéditas do psych underground dos 70s.
Com o faro do cão pisteiro e a minúcia própria dos arquivistas, tem localizado fitas que se julgavam perdidas ou de que, simplesmente, nunca se ouvira falar. E já publicou gloriosos pedaços de história assinados por Mad River, Lawrence Hammond, Formerly Fat Harry, Larry Wallis, Bridget St. John ou Darrow Mosley Band.  

Recentemente,  o EP “Waiting for the moon fez soar a bateria de alarmes dos melómanos e colecionadores. Da responsabilidade de Horace – uma obscura banda inglesa, formada por veteranos do underground  ( Horse / Atomic Rooster ) e que permaneceu activa entre o verão de 1970 e Janeiro de1971 – o EP inclui três temas, ao que se sabe os únicos que o colectivo gravou.
“Waiting for the moon” é uma pequena preciosidade bucólica, salpicada por tonalidades psicadélicas. A espaços, o baixo lembra o “rolling” de Phil Lesh, o violino remete para Don Sugarcane Harris em “Hot Rats” de Zappa e o tema, no final, mais parece ter saído de uma sessão dos Traffic ou dos Caravan.  “See the Sun”, atmosférico e estruturalmente rico, traz de volta à memória as complexas criações de David Crosby e, aqui, “Déjà vu” ou “A Tree with no leaves” são referências óbvias. A terminar  “Mongrel Polyop” assume a forma de um instrumental psych, adornado por um violino Seatrain e um piano Nicky Hopkins, período Quicksilver.

A capa do EP é dupla, o grafismo e o design fabulosos e a edição é limitada a 250 exemplares. Se se apressarem talvez ainda cheguem a tempo.