02/04/13

Arbouretum "Coming out of the fog"


 
Depois de um álbum desiquilibrado, “The Gathering”,    que esteve longe de impressionar e de “Aureola”, uma  interessante colaboração com  Hush Arbors, os Arbouretum  regressam à matriz que os tornou populares por aqui: a linguagem Americana polvilhada pela tradição e o lado abrasivo retirado ao rock and roll dos bares anónimos e indiferenciados.
Ao contrário das bandas exclusivamente revivalistas em actividade o quarteto de Dave Heumann acrescenta valor às raízes musicais da América profunda “Coming out of the fog poderá muito bem ser o seu melhor registo desde “Rites of uncovering”.

 As canções impressionam. Concisas e convictas, mergulham no interior anónimo, acrescentam lirismo onde antes só o deserto parecia importar e são tudo menos vulgares. Tal como um bom vinho, precisam de algum tempo para respirar e degustar. Após isso, revestem um porte simultaneamente novo e antigo, tornam-se quase indispensáveis.
Tudo menos vulgares, transportam-nos para lugares mágicos outrora habitados por Neil Young uns, outros onde é possível cruzar-nos com Rich Hopkins ou Will Oldham.  E nunca a guitarra e as canções de Dave Heumann se confundiram tanto com o sol do deserto.