20/03/13

Richard Moult "Chamber Music"


 
“I lie in the meadow grass, homeless, out of time
Yet tides pass across my eyes revealing an answer

This veil of leaves, Midsummer bound.”

Colaborador intermitente de projectos como United Bible Studies,  Agitated Radio Pilot ou Current 93, Richard Moult tem no entanto na sua carreira a solo o principal enfoque.
Compositor neo-clássico, orgulhoso e nostálgico  como só os britânicos sabem ser quando se trata de olhar para a sua própria cultura, Moult  possui as suas raízes nas terras altas da Escócia mas utiliza as fronteiras definidas pela melancolia para se expressar. Na música ou na pintura, indiferentemente.

Chamber Music”,  é exactamente isso. Uma deliciosa colecção de peças musicais para ensemble gravadas entre 2005 e 2011 ( algumas delas remisturadas ) e agora  disponibilizadas pelo autor em formato digital  (http://richardmoult.bandcamp.com/album/chamber-music).

Música para todos dias, transversal às estações, embora não necessariamente consensual, “Chamber Music  sugere tranquilidade, bucolismo e potencia a serenidade e contenção. Posturas que cada vez mais ausentes, num tempo em que abrir a boca e falar ( o que quer que seja ) parece ser mais importante que pensar, sentir, estudar o passado e só depois expressar ideias ( não confundir com opiniões ).
Ao Atalho, a beleza intemporal de  Chamber Music” convida a reflectir. Mas todas as outras interpretações são aceitáveis. Tudo depende da sensibilidade de cada individuo