15/11/12

Martin Eden "Dedicate Function"


Depois de Eluvium, Martin Eden é o novo pseudónimo de Matthew Robert Cooper. A separação de identidades faz todo o sentido pois, enquanto o primeiro se expressa numa linguagem neo-clássica, aqui e ali matizada pelo minimalismo e pela vertente cósmica, Martin Eden projectou debruçar-se apenas sobre a música electrónica.
Depois da estreia através do single “Worker”, Martin Eden acaba de publicar o cd “Dedicate Function com selo da Lefse. E confirma tudo aquilo que dele se esperava. Trata-se de um projecto absolutamente dedicado à escola electrónica, com tudo o que de bom e menos bom, tal escolha implica.

E quer se goste ou não, é mais do que evidente que a vertente mais planante e menos interessante do krautrock ( leia-se Klaus Schulze ou Tangerine Dream pós 1972 ) está em vias de ser recuperada tal como têm acontecido com outros sub-géneros dos 70s. Aqueles menos familiarizados com a história poderão sentir-se tentados pelos contornos pós-modernos da coisa, os outros (onde o Atalho se inclui) não poderão deixar de esboçar um sorriso e encolher os ombros.

A abrir, o curto “Vlad” ilude, na vã esperança de que as espirais electrónicas se desloquem até às fronteiras da “kosmische musik” mas, logo a seguir, “Short cut” atira-nos para o regaço dos inenarráveis Pet Shop Boys. E aí, dois passos atrás não são apenas uma mera precaução. São uma medida necessária para a preservação da sanidade mental.

“Verions” estrutura-se no “drone” e durante cerca de 8 minutos veste-se com sintetizadores a condizer, sem que em algum momento se possa dizer que descola. “Plantes” poderia sem esforço integrar um álbum de Eluvium e “Etc … etc” reveste um interessante momento outer-space.  “Hum” nada adianta relativamente a “Short cut”, adiciona-lhe inclusive pedaços do pior New Order (“Blue Monday” ???) e é no mínimo descartável.
Por fim “Return life”, o melhor dos sete temas. Ancorado na música ambiental, cativa na justa medida em que evolui à medida que vai crescendo no espaço. Uma peculiaridade comum à criação do Brian Eno  de  “Before and after scince” ou “Another green world” e à quase totalidade do projecto Eluvium.

Sintetizando: no futuro, dos sete temas incluídos em “Dedicate function”, muito provavelmente apenas dois contrariarão o esquecimento. Manifestamente pouco para um criador brilhante como Matthew Cooper.