27/08/12

"Weirdlore, Notes from the Folk Underground"


 
Desde o final dos 60s, momento em que atingiu o zénite, o folk ou música de inspiração tradicional se preferirem, desceu aos infernos, proscrita por factores vários, entre os quais a revolução urbana do punk e pós-punk não terão sido os menos despiciendos. 
No inicio do século XXI, a meias entre o paganismo e o esotérico, o género foi resgatado por militantes das margens como In  Gowan Ring, Stone Breath, Timothy Renner ou Current 33.  Depois, genuíno,  surgiu Appendix Out, aka Alasdair Roberts (o melhor Richard Thompson depois do próprio), mais à frente um exército de betinhos postiços liderados por Devendra, Joanna Newson, Animal Collective  e afins, os quais tentaram e conseguiram fazer um copy/paste entre a autenticidade do folk tradicional e a sua, muito própria, interpretação do psicadelismo.
 
Entretanto, a indústria, atenta ao fenómeno, tratou de criar os seus “Coldplays” armados de banjos e guitarras acústicas (The Unthanks,  Mumford & Sons, Laura Marling … ), mas a semente lançada anos antes por Roberts e David Tibet germinou e a meio da década passada a herança das proscritas Vashti Bunyan ou Shirley Collins foi recuperada e nomes  como The Owl Service, Nancy Wallace, Sproatly Smith, Corncrow e, Wyrdstone, com ou sem a influência psicadélico-pagã dos Incredible String Band ou  Comus, regressaram ao espírito inicial do folk tradicional. A hidra ostentou entretanto já várias cabeças: Wyrd-Folk, Doom-Folk, Weird-Folk, Free-Folk, … Não foi, nem nunca será importante para a essência do que está em causa.
 
( Nancy Wallace ) 
                              
Tudo isto a propósito de “Weirdlore, Notes from the Folk Underground , uma compilação que sonoriza o que se tentou explicar acima e que reúne temas de nomes como Telling The Bees, Rapunzel & Sedayne, Nancy Wallace,  Sproatly Smith, The Straw Bear Band, Starless and Bible Black, Alasdair Roberts, Corncrow e Wyrdstone entre muitos outros. 
Arrisco a afirmar que se trata da melhor colectânea do género desde as duas fabulosas edições de “John Barleycorn reborn”. Mais, ajudará a separar as águas de novo e dificultará em muito a tarefa de cristãos novos como os Trembling Bells, por exemplo.
 
O aviso ficam feito, agora sabem o que têm que fazer.