06/01/12

Mark Fry "I lived in trees"


O britânico Mark Fry esteve desaparecido em combate desde 1972, ano em que publicou e apenas no mercado italiano ”Dreaming with Alice”, um delicado álbum de inspiração folk, que hoje, à luz dos novos chavões/conceitos, chamariam de “weird”, “downer”, ou assim …

Durante anos viveu entre a pintura, o anonimato e projectos musicais nunca concretizados. Em 2011, finalmente, regressou às canções. Procurou o apoio do duo The A-Lords e acaba de editar “I Lived in Trees” (Second Language Music). Como o título deixa perceber, permanecemos em terrenos rurais e a linguagem preferida continua a ser o folk. Todavia a atmosfera algo “naif” que se vivia em Dreaming with Alice” (Mark Fry era pouco mais que um teenager quando compôs aquelas canções ) cedeu o lugar a um quadro pastoril de características vincadamente “lo-fi”.

Os nove temas de “I lived in Trees” ( o cd é envolvido numa fabulosa capa de cartolina concebida / desenhada por Iker Spozio e constituída por oito painéis em forma de concertina ) conduzem-nos directamente para um cenário rupestre onde, quase sem querer, nos cruzamos com os gnomos que Fry convocou quando compôs estas canções. Suspeito mesmo que o tema título tema sido escrito e interpretado a pensar neles.

Mágico, simples e intemporal, como todas as coisas belas.