17/01/12

Kitchen Cynics "Wooden Bird"


Os Kitchen Cynics – aka Alan Davidson – palmilham as margens underground do folk psicadélico, praticamente desde que me lembro. Sou aliás absolutamente incapaz de referir com exactidão a respectiva discografia, a qual foi erigida em cima de edições privadas, CD-rs mais ou menos obscuros, cassetes ignoradas e tudo o mais que marginalmente tenha servido para registar a fluidez criativa do autor e ajudar a perpetuar uma música que embora de matriz experimental, sabe perfeitamente de onde vem e, por isso, para onde vai.

Dito de outra maneira, tenho seguido com enorme irregularidade as edições de Alan Davidson. Mas sempre que regresso, encontro sempre a mesma inesgotável veia criativa, o respeito pela tradição da Caledónia acoplado à sempre presente vontade de inovar , e o absoluto desprezo pelo “negócio” da música. Em suma, um artesão e uma música feitos à medida do Atalho.

Wooden Bird” ( uma edição em vinil limitada a 110 exemplares ) é um daqueles artefactos que já não se usa. Um verdadeiro “labour of love”: todas as capas são diferentes, desenhadas artesanalmente por Luigi Falagario ( a que a cima se reproduz, é exclusiva e reproduz o meu exemplar ). Não será objecto de qualquer reedição.



A música essa plana sobre a serenidade das ancestrais melodias escocesas, intimista lembra Nick Drake, por vezes parte à aventura psicadélica ( Tom Rapp e os Pearls Before Swine são uma recordação incontornável, e estou a pesar muito bem as palavras ), mas raramente perde o norte e tem sempre presente a matriz rural que lhe serve de âncora.

Os 10 temas que fazem “Wooden Bird” são na avaliação (porventura suspeita e tendenciosa ) do Atalho uma absoluta delicia. E até “Davey”, um original de Roy Harper recuperado ao álbum “Flat Baroque and Berserk” (1970) soa aqui como uma cereja no topo do bolo.

Na música, como nas outras artes, por vezes como na própria vida, é nas margens do sistema - seja ele qual for - que se encontram as criações mais belas e consistentes. Os valores e as pessoas mais perenes.