10/06/11

Damon & Naomi "False Beats and True Hearts"


First things first!



De acordo com os padrões do Atalho, Michio Kurihara encarna hoje tudo o que de melhor acontece em matéria de guitarra psicadélica. Na verdade será muito difícil encontrar um artesão da sua faixa etária, capaz de reinterpretar com tanto talento e rigor quase matemático o paradigma criado no passado por Jerry Garcia, John Cipollina ou Jorma Kaukonen. “Mutatis mutantis” , todos os registos que tenham Kurihara “on it” serão sempre muito bem vindos.


Dito isto, “False beats and True Hearts” seria sempre aqui referenciado embora, porventura, com menor entusiasmo. Talvez porque no final de sucessivas audições, fica a pairar a incómoda sensação de que faltou aquele golpe de asa necessário para criar uma colectânea de canções mais de acordo com a matriz Damon & Naomi.






Dos nove temas propostos recordar-me-ei de “Nettles and Ivy” ( um fabuloso solo de Kurihara, arredondado pela guitarra acústica de Masaki Batoh, o outro líder dos nipónicos Ghost ), a melodia hipnotizante de “And you are there” ( talvez a melhor das recentes interpretações de Naomi Yang ) e, a fechar, a tranquilidade de “Helsinki”.


Nos restantes, valorizo sobretudo a guitarra de Kurihara; protagonista às vezes, subtil noutras, subliminar nas restantes, mas sempre, sempre recompensadora. E é assim “False Beats and True Hearts”...