“These flowers of ours” é, desde 2009, um favorito aqui pelo Atalho. As pontes que estabeleceu entre Byrds, Buffalo Springfield e Grip Weeds ( nesta matéria, as combinações serão aleatórias e dependerão do gosto de cada um ), fazem dele uma etapa relevante no novo psicadelismo americano.
Dois anos volvidos, os cinco Asteroides regressam com “Hail to the clear figurines” e, mantendo o anterior painel sonoro, acrescentam-lhe agora os Crazy Horse. A luminosidade folk rock do colectivo de Filadélfia permanece intacta mas, o discurso “imperfeito” e distorcido da banda de suporte de Neil Young, está agora presente em temas chave como o fugaz “Wicked wire” a abrir ou “The unknown” estrategicamente colocado a meio.
“Be yourself, by yourself” surge como uma manobra de diversão pós-punk, enquanto “Sunny day ( One Afternoon )” poderia ter sido criado por Syd Barrett numa tarde de sol primaveril em 1970. A terminar, “Ignition slated for eight” representa o regresso a uma sonoridade texturada onde as guitarras fuzz ornamentam a melodia e empurram o tema de “Fifth Dimension” para “Rust never sleeps”.
É verdade que “Hail to the clear figurines” não é completamente homogéneo, encontrando-se inclusive uns furos abaixo de “These flowers of ours”. Nele há no entanto muita coisa que os aficionados do folk-rock não deixarão de apreciar.