29/03/11

Jardins do Paraíso XXV ( Michael Chapman )


Embora pouca gente tenha dado por isso, Michael Chapman anda por aí há mais de 40 anos. Nos tempos mais recentes, o músico vem desenvolvendo uma actividade frenética, desdobrando-se entre concertos, edições e reedições de discos.

Trainsong: Guitar Compositions 1967-2010” é uma das recentes iniciativas. Trata-se de um duplo CD que inclui 26 instrumentais ( maioritariamente acústicos ) onde Chapman passa em revista episódios da sua já longa carreira, enquadrando e contextualizando os temas escolhidos.

E entre o vasto conjunto de peças há de tudo; memórias resgatadas, admissão de influências ( John Fahey, Tom Rush, Leadbelly, Jack Rose, Mike Cooper, Brenda Wootton ) e locais marcantes ( Itália, Senegal, Espanha ). Mas para além da técnica e do virtuosismo do instrumentista, encontra-se a alma e a paixão do homem, sentimentos que conferem a esta música personalidade própria, um carácter urgente e incontornável.


Praticamente em simultâneo, Chapman viu reeditado o seminal “Fully Qualified Survivor” ( 1970 ). Negligenciado à época, foi ganhando estatuto à medida que o tempo passou por ele. Hoje, é praticamente consensual que soube envelhecer com assinalável e rara dignidade.


Os instrumentais são de primeira água. As canções, diz a lenda, fizeram as delícias de John Peel. “Postcards of Scarborough”, “Stranger in the room”, “Soulful Lady” ou “Aviator” são exemplos perfeitos do folk-rock britânico da época. Por seu lado as guitarras de Mick Ronson e os arranjos de Paul Buckmaster ( se puderem reavaliem o magnifico trabalho deste mago nos quatro primeiros lps de Elton John ) conferem-lhes uma dimensão a que só a idade foi capaz de fazer justiça.


Trainsong” e “Fully Qualified Survivor” são obras diversas embora complementares. A todos aqueles que ainda não conhecem o autor sugere-se que comecem pelo segundo. Os restantes saberão naturalmente o que fazer.