06/02/11

Howlin Rain "The Good Life"


1973. Em plena fase “místico / sci–fi”, Paul Kantner escreveu “Your mind has left the body”, hino silencioso que incluiu no alinhamento do desigual “Baron von Tollbooth & The Chrome Nun”. Hoje, sempre que me cruzo com os Howlin Rain, a canção regressa do passado.

A banda de Ethan Miller é capaz vez mais um corpo de convictos psiconautas ( “riders of the rainbow” diria Kantner ) que levita acima da sua própria entidade física. Por via das opções escolhidas e do trabalho de casa rigoroso e minucioso, alimenta e alimenta-se do espírito da melhor música americana dos 70s e, a partir desse desiderato, constrói uma sonoridade que tem a sua génese no psicadelismo mas que se posiciona muito para além dele.

O EP “The Good life” é mais um capítulo de uma saga que tanto pode ter origem nos Finchley Boys e Allman Brothers, como em Hendrix e Sly Stone. Fronteiras amplas que desde logo deixam antever um terceiro CD porventura ainda mais próximo do blues e do gospel que os anteriores. A ver vamos.

Por fim, se nenhuma outra razão existisse, o artwork da capa de “The Good Life" ( autoria de Alan Forbes e David d’Andrea ) seria razão mais do que suficiente para o Atalho o referenciar.