22/09/10

The Rowan Amber Mill "Heartwood"


Oriundo de Devonshire / Inglaterra, The Rowan Amber Mill é um colectivo organizado em torno de Stephen Stannard ( canções, guitarra e voz ). Inclui Sharon Eastwood ( voz ) e Terry Stacey (baixo ) e faz do ancestral folk rural a sua paixão.

Movimentando-se no interior do legado do folk tradicional britânico de inspiração pagã ( vêm à memória a Incredible String Band, os Trees e o recente projecto “John Barleycorn Reborn”, ainda que o desenho das melodias aponte por vezes para a Albion Country Band ), “Heartwood” é o registo sonoro que melhor se funde com esta época do ano, numa altura em que as temperaturas se tornam mais amenas e a paisagem do campo, quando banhada pelo sol, adquire aquela tonalidade dourada que antecipa o fim do verão e anuncia a chegada do Outono.

Na verdade, Heartwood” só ganha em ser escutado, quando em simultâneo se desfruta da visão que uma seara ou uma vinha, à espera de serem colhidas, proporcionam. Sem constrangimentos de natureza urbana, temas como “English Shire”, “Face of Flowers”, “Patchwork Paint (Reprise)”, “The bees tell the trees” ou “The Hunter” ganham talvez a dimensão adequada, porventura aquela que esteve nos propósitos de Stephen Stannard quando decidiu escrevê-los. Este, certamente, o maior elogio que se pode fazer a “Heartwood”.

Para além de tudo isto e da voz, magnífica, de Sharon Eastwood, a par de uma publicação standard em caixa plástica, “Heartwood” conheceu também uma edição limitada em CD, com capa dupla de cartão reciclável, onde o “artwork” é artesanal. O nome da banda, o título do trabalho e a coruja “folk”, foram recortados e colados, letra a letra, peça a peça. Um “labour of love” pensado e executado por Stephen Stannard que só contribui para tornar ainda mais interessante este extraordinário artefacto.