08/06/10

Hammock "Chasing after shadows ... living with the ghosts"


A música de Hammock possui uma sonoridade espiritual que quase roça o religioso. Constitui terapêutica perfeita para lidar com um dia mais agreste e quezilento. Sei do que falo, pois já fiz o teste.

Mas para além disso, as estruturas musicais do duo de Nashville espelham ainda uma vertente lúdica, bem como cenários optimistas e positivos. Tornam-se por isso amigáveis e acolhedoras.

O anterior “Maybe they will sing for us tomorrow” é um disco de enorme inspiração, um dos melhores no seu género. Com “Chasing after shadows … living with the ghosts” nota-se uma ligeira deriva e o terreno que se pisa, sente-se, não é absolutamente original. Integrando os detalhes característicos do drone, da “kosmische musik” e do pós-rock, o novo Hammock, ainda que globalmente honre o ADN do grupo, denota ténues derrapagens em direcção a standards da moda os quais, em lugar de enriquecerem a paleta musical do projecto, ao contrário, banalizam-na.



Concretizando: a abrir, “The backward step” e “Tristia” não descolam, reféns de uma bateria que não estou certo constitua aqui uma mais valia. À frente “Little fly/Mouchette”, envolta em mantos de electrónica cerzidos por guitarras planantes, é sumptuosa. “Breathturn” por seu lado, tem tudo para ser um pastiche de um grupo islandês muito apreciado pela tribo indie-chique.

Diferente é “In the nothing of a night”. Numa audição cega a respectiva autoria poderia ser atribuída a Matthew Robert Cooper ( Eluvium ) , um facto que aqui pelo Atalho é sempre motivo para celebração. “Andalusia” e “The world we knew as children” são os Explosions in the Sky em modo ZEN, convenientemente dissimulados por coloridos biombos de violoncelos e “radiotronics”. Quanto a “The whole catastrophe” e “How can I make you remember me?” representam magníficos exemplos do “songbook” Hammock.

Em suma, mantendo embora a confiança no projecto, o Atalho teria preferido mais Tarentel, Windy & Carl ou Stars of Lid e menos, muito menos, Sigur Rós. Ainda assim e caso tivesse de atribuir notas, “Chasing after shadows…” receberia um meritório 13.