04/06/10

Artefactos ( 1 )

Ao longo da história, a música em suporte material ( vinil, 8 track tape, cassette, CD, vídeo, minidisc ) viveu sempre paredes meias com a criação visual / design, sendo que ambas beneficiaram e muito com a respectiva parceria.

Os coleccionadores também já que a história da música das últimas décadas está repleta de magníficos artefactos. Objectos únicos que, independentemente dos méritos musicais, atingem o estatuto por razões diversas: ou são genuinamente raros, acolhem uma concepção/design inovadores, ou podem ser inclusivamente uma mescla de ambos. Serão seguramente peças a guardar, ainda que nas bolsas de coleccionadores ( locais infectos onde por hábito sobra dinheiro e falta bom senso ) o respectivo valor nem sempre seja significativo.

Sem outro objectivo que não o da partilha, e sempre que possível, o Atalho passará a mostrar alguns dos objectos que cabem dentro dos critérios que presidem ao espaço.






"Frisco Band / Waiting in line", único single dos Loose Gravel, banda formada por Mike Wilhelm em 1969 em São Francisco, após o fim dos The Charlatans. Com uma existência errática e intermitente o grupo existiria até meados de 1976, altura em que Wilhelm e Chris Wilson integram os Flamin' Groovies.

Publicado no final de 1975, o single ( uma edição privada e limitada a 200 exemplares ) seria vendido à porta das salas de concerto onde a formação actuava.

O exemplar acima reproduzido está assinado pelo "Big man himself".