18/09/09

Helena Espvall & Masaki Batoh "Overloaded Ark"


Escutar a guitarra de Masaki Batoh continua a ser um dos grandes prazeres deste mundo. A forma como, aparentemente sem destino, a acústica do músico japonês percorre a aridez dos espaços em “Until Tomorrow”, constitui um momento de antologia e uma das razões para investir nesta segunda colaboração entre o experimentalista de Tokyo e Helena Espvall.



As restantes razões poderão ser encontradas nas adaptações de tradicionais ( “Little Blue Dragon” e “Vem Kan Segla” ), nas incursões pelo território da música antiga ( “Pro Peccatis Suae Gentis/Nun Fanget Na” ) ou no revisitar das atmosferas gélidas outrora propriedade de Nico: “Tourdion” não pode deixar de evocar “Le Petit Chevalier” de “Desertshore” e “Over the luminous land” só pode ser consequência de uma exposição prolongada a “Frozen warnings” do mítico “Marble Index”.



Faltará unidade e consistência a “Overloaded Ark”; um caso típico em que o todo acaba por não ser igual à soma das partes. Porém, individualmente, será fácil encontrar aqui temas que justifiquem a respectiva inclusão numa lista de favoritos do IPod.