24/06/09

The Leisure Society "The Sleeper"


Num mundo onde tantos prezam Fleet Foxes ou Animal Collective, estranha-se que tão poucos se preocupem em descobrir The Leisure Society. E no entanto, a banda londrina liderada por Nick Hemming ( entre outras coisas, um ex-She Talks to Angels ) foi uma das melhores coisas que sucedeu ao pop britânico nos últimos 12 meses.

Logo a abrir o cd de estreia “The Sleeper”, “A fighting chance” dá o mote com instrumentação subtil, num magnifico pequeno tema onde os arranjos e melodias transportam o ouvinte para um mundo diferente, levemente tocado pelo psicadelismo, muito mais belo e inspirado do que aquele outro que diariamente nos é imposto pelas rádios.

Os temas “The Sleeper” e “Love’s enormous wings” , possuem aquele toque de simplicidade vintage de que só McCartney tem o segredo ( e para que conste McCartney, tal como os Beatles, não são nem nunca foram o meu “cup of tea” ), enquanto “The last of the melting snow” constitui um momento onírico de “gentle psicadelia” onde a beleza e a nostalgia seguem a par, penduradas na delicadeza dos arranjos de cordas e na voz de Nick Hemming. Uma canção inesquecível que só por si justificava o álbum.



Porém há mais, como por exemplo “A short weekend begins with longing” ou “Save it for someone who cares”, ambas ostentando a luminosidade vocal e instrumental do soft pop psicadélico da “west-coast”; ou “We were wasted” onde se podem detectar os ecos do Cohen de “The Partisan” e de “Dolphins” de Fred Neil; e, quase a terminar, de novo uma canção tocada pela brisa e pelo sol das costas e enseadas californianas, conduzida por um bandolim irrequieto, adornada pelo violino, envolvida em arranjos harmoniosos e eloquentemente vocalizada, “A matter of time” são 5m 52s de puro delírio pop que quase se deseja que não termine nunca.

Com poucos temas vulgares, “The Sleeper” constitui uma magnífica e inesperada surpresa musical que o grafismo da capa ( uma criação de Matt Lloyd ) está longe de acompanhar.

Experimentem colocar o CD no leitor da vossa viatura. Se e quando começarem a receber reclamações da família ou dos penduras implementem o plano B, isto é transfiram-no para o MP3. Quando o verão terminar, talvez consigam esquecer-se dele.