12/02/25

Jeannie Piersol "The Nest"

 


Genuíno produto de época, “The Nest”, o single, poderia ter constituído a porta de acesso para uma carreira de sucesso. Resultado das idiossincrasias da sua interprete acabou como uma curiosa, embora muito interessante, nota de rodapé na história do psicadelismo de São Francisco.

Contemporânea e amiga do clã Slick ( Grace, Darby e Jerry ) Jeannie Piersol chegou a integrar a formação inicial dos The Great Society -  Darby equacionava explorar a complementaridade das vozes de Grace e Jeannie. Esta última porém, abandonaria o projecto de forma precoce, manifestando incómodo face às “substâncias ilícitas” presentes nos ensaios do grupo.

Continuou no entanto a frequentar a cena psicadélica emergente na Bay Area, tendo integrado os The Yellow Brick Road com os quais actuou no Matrix em Março de 1967. No entretanto, o então cunhado Darby Slick, recém regressado da India, lança uma Opa musical sobre o colectivo que se metamorfoseia, troca alguns dos membros e passa a denominar-se Hair.



( The Yellow Brick Road )

Mais tarde, em Maio de 1968, ainda apoiada na criatividade de Darby, publica o primeiro dos seus dois únicos singles a solo: “Gladys / With Your Love”. Em Fevereiro de 1969 segue-se o segundo: “The Nest / Your Sweet Inner Self”.

A recente compilação “The Nest” integra ambos para além de oito inéditos: dois temas captados no palco Matrix com os Yellow Brick Road, outros dois títulos gravados nos estúdios da Golden State em São Francisco pelos Hair e ainda quatro composições resultantes de sessões  levadas a cabo em 1968.

O denominador comum à maioria das gravações é Darby Slick: toca guitarra e sarod, assina quatro composições e produz a larga maioria.



 ( Hair )

Mais do que oportuna, “The Nest” é uma compilação estimulante. Nem todos os títulos possuem igual densidade / criatividade. Porém a voz ( talvez mais do que as próprias composições ) de Jeannie Piersol cola o conjunto das partes, separadas pelo tempo e intervenientes diversos.

“The Nest”, a canção, é uma composição aditiva, maioritariamente acústica, até a guitarra fuzz de Darby Slick nos recordar que o ano era 1969. “Joined In Space” e “Heading For The Sun”, ragas psicadélicos, poderiam ter sido assinados por qualquer uma das grandes bandas da Bay Area. Quanto a “Gladys”, “Quivering” ou “Light Sinking Down” não destoariam nos alinhamentos de “Takes Off” ou “After Bathing At Baxter’s”.

A homogeneidade é uma característica difícil de concretizar na maioria das compilações. “The Nest” não é excepção.  Todavia permite descobrir um talento que durante anos se recolheu por trás da caixa de uma agência do Bank Of America / São Francisco, para além da sonoridade marcante de uma banda efémera – The Yellow Brick Road” – da qual até à data nada sabíamos.