“The heyday of baroque pop – or chamber pop, or orchestral pop – ran from 1966 to the turn of the 70s. It used string quartets, harpsichords and woodwinds to create a summer-into-autumn melancholy that was quite new, and quite far removed from rock’n’roll as Eddie Cochran would have know it.”
( Steve Stanley, in booklet )
No seguimento do muito recomendável “Tea & Symphony – The English Baroque Sound 1968 – 1974”, Steve Stanley debruçou-se sobre as correntes norte americana e canadiana do género.
O “pop barroco” ou “pop de câmara” ou “pop orquestral”, tende frequentemente a ser colado ao “soft” ou “sunshine pop”, com o(s) qual(ais) se gemina amiúde, donde a frequente hesitação. Aqui o curador procurou, registe-se, evitar a sobreposição, tarefa nada fácil dada a já referida interpenetração entre os conceitos.
Dito isto, a compilação “American Baroque Chamber pop and beyond 1967-1971” faz por merecer a larga maioria das duas dúzias de títulos que a integram.
Permite-nos aceder ao óbvio: The Merry-Go-Round ( com Emitt Rhodes ), Association, The Monkees, Nico, The Common People, Eternity’s Children, H. P. Lovecraft, até mesmo Nora Guthrie ou The Stone Poneys ( com Linda Ronstadt ).
Porém a “novidade”, ou desafio se preferirem, consubstancia-se na inclusão de temas dos Appaloosa de John Compton, The Pleasure Fair ( produzidos pelo pré-Bread David Gates ), John Randolph Marr ( com produção de Nilsson ), do canadiano Tom Northcoot ( o single “Other times” é uma revelação ) ou dos Montage, refractários dos Left Banke e cujo álbum homónimo é ainda um segredo muito bem guardado.
Para o Atalho, além do atrás destacado, revelaram-se particularmente impressivos: “Time”, um título de Hal Shaper e Jean Pierre Bourtayre para a voz da canadiana Bonnie Dobson, “Two by two” interpretado pelo ex-Left Banque Steve Martin Caro e “My Plan”, um monumental épico procol harumiano que o ex-Association Russ Giguere incluiu no álbum “Hexagram 16” de 1971.
“American Baroque 1967-1971” aponta um desafio inesgotável. Nele, uma descoberta conduz naturalmente a muitas outras. No final, aos temas observados, adicionam-se um sem número de outros que o gosto e a curiosidade do ouvinte no entretanto determinou.