“Circus For Sale” configura o quarto álbum dos Hungrytown, um
projecto dinamizado pela dupla Rebecca Hall / Ken Anderson.
Residentes no Vermont, Rebecca ( voz e guitarra ) e Ken ( voz,
acordeão, banjo, baixo, bateria, piano, órgão, dulcimer, mandolim, vibrafone,
guitarra e harmónica ) ensaiam em “Circus For Sale” uma tentativa de coabitação
entre o “americana” e o folk barroco.
A ideia não é nova. Já outros o haviam tentado, com
resultados diversos.
No caso em apreço, “Circus For Sale” acaba por não ser um mau
disco, mas está longe de ser um muito bom exemplo do género.
Rebecca Hall é detentora de uma magnífica voz e Ken Anderson é
um multi instrumentista competente. Tais atributos não serão todavia
suficientes para, por si só, produzirem os
resultados almejados.
Em “Circus For Sale”, os originais ( da autoria exclusiva de
Rebecca ou, noutros casos, da própria dupla ) surgem pouco diferenciados, carecendo de homogeneidade.
Por seu turno, de tão ambiciosos, os arranjos e orquestrações
aparentam ter pouco a ver com as matrizes do folk barroco e porventura do “americana”.
Ao invés, os temas objecto de versão são uma outra história.
“Man Of Poor Fortune”, uma “murder ballad” escrita por
Rebecca e originariamente incluída no álbum a solo “Rebecca Hall Sings” ( 2000 ) bem como “Morning Brings Peace Of
Mind” cortesia de Bert Jansch ( “When The Circus Comes To Town”, 1995 ),
constituem-se como pedras angulares neste disco, provando, certamente de forma
involuntária e não planeada, que “Circus For Sale” poderia ser muito melhor se
os seus autores tivessem optado por observar a regra do menos é mais.
Ainda assim, um projecto a seguir.