1968, Greenwich Village, Nova Iorque. Richard Tucker,
Campbell Bruce e Bert Lee, formam uma banda a qual titulam Richard, Cam &
Bert.
Cantores veteranos do Central Park e das ruas MacDougal e
Bleecker, colaboraram regularmente com Fred Neil, Tim Hardin e Karen Dalton ( à
época casada com Tucker), tendo actuado amiúde nos conhecidos Gaslight Cafe, Village
Underground ou Olive Tree Cafe.
Daí até gravarem para a Trilogy Records o hoje esquecido e
menosprezado álbum “Private Pressing” (
1970 ) foi um pequeno passo.
Previamente, meados de 1969, o trio frequentara os
Peer-Southern Studios gravando um conjunto de demos exploratórias cujo
objectivo, entre outros, seria produzir material/canções passíveis de serem
vendidas a outros artistas. Alguns desses temas acabaria regravados para
“Private Pressing”; a maioria porém permaneceu inédita.
A atmosfera é rústica e descontraída. No conjunto, os 13
títulos soam francamente agradáveis e, a
espaços, inspiradores.
As raízes e influências estão todas lá: “Sweet Mama”, uma
versão do tema de Fred Neil; “Sleeping in the garden” escrita a meias entre
Tucker e Karen Dalton; “Are you leaving for the country” outra canção de Tucker
repescada em 1971 por Karen Dalton para o seu álbum “In my own time”.
Para além destas, refiram-se ainda os coloquiais “Sitting in
the kitchen” e “My health is failing me Baby” mas, sobretudo, o tocante “One of
these first nights”, um título de Campbell Bruce a merecer ser resgatado da
penumbra que o reteve mais de meio século.
Os incondicionais de Tim Hardin detectarão em “Somewhere in
the stars” ecos que lhes parecerão familiares. Faz todo o sentido; enquanto juntos
Tucker e Dalton formaram um trio com o compositor originário do Oregan, tendo
realizado diversas actuações.
Tudo somado, uma muito interessante curiosidade histórica.