“In the autumn of 1970, Bachdenkel were dubbed ‘Britain’s Greatest Unknown Band’ by Mark Williams ( formerly the editor of Musicit, the music section of International Times ) in his short-lived British fortnight music paper Strange Days. A mere 52 years later, that’s sadly still a pretty accurate assessment of a band who remain an obscure cult attraction rather than enjoying the household name status that their undoubted talents surely merited. A West Midlands outfit who failed to release an album at home in their ten year existence.” ( David Wells, in Bachdenkel “Rise and fall, The Anthology” ).
A arquitectura sonora dos Bachdenkel, uma banda oriunda de
Birmingham, constituía uma anomalia, mesmo considerando os padrões
experimentalistas da época: 1970.
Não cortejava apenas o psicadélico, não revisitava o blues
rock, não prospectava no tubo de ensaio do progressivo e, no entanto, agregava
todos aqueles elementos em simultâneo, alicerçando-os numa intensidade e
talento verdadeiramente incomuns. A dinâmica deliberadamente lenta, por vezes
algo marcial, leia-se negra, também pouco ajudaram à popularidade.
Não espanta pois que “Lemmings” o álbum que gravaram em 1970 tenha
levado três anos a ser publicado e apenas em França, nos idos de Maio de 1973.
A cada um, “Lemmings” soará de acordo com gostos e,
naturalmente, vivências pessoais. Mas quando se escuta o riff de “An
appointment with the master” é impossível não pensar imediatamente em Adrian
Borland e no fantástico “Winning”, tema que concebeu para os Sound de “From the
lions mouth”. Da mesma forma que muito da rítmica marcial e da sonoridade sépia
do álbum nos remete para o percurso juvenil dos Comsat Angels. Pode até parecer
estranho, concedo, mas a intervenção marcadamente labiríntica das guitarras ( “Translation”,
“Equals”, “Donna” ) traz de volta o encantatório paradigma sonoro dos Explosions
In The Sky.
“Rise and fall, The Anthology”, volvidos muitos ( demasiados
) bootlegs ao longo dos anos, é a reedição perfeita. Inclui o segundo álbum “Stalingrad”
( 1977 ) e uma profusão de demos e raridades gravadas entre 1967 e 1982. Deixam
portanto de existir razões para a lendária obscuridade.