Um dos fenómenos mais intrigantes da música popular britânica
dos 70s do século XX, reside na persistente e incompreensível ausência de
popularidade de um dos mais talentosos colectivos da época: Help Yourself.
À data, publicaram quatro álbuns absolutamente essenciais: “Help
Yourself”, Strange Affair”, “Beware The Shadow” e “The Return of Ken Whaley”, a
que se juntaria em 2004 o também excelente “5”, que como o título deixa antever,
inclui o material que fora composto e gravado para dar sequência cronológica a “Return
of Ken Whaley”, o que não aconteceu.
A natureza e razão do brilhantismo da banda alicerçava-se no facto dos membros serem simultâneamente compositores e instrumentistas dotados. Apesar de críticas favoráveis por parte da imprensa , o mediatismo da banda nunca foi uma opção suficientemente consistente. Com o passar dos anos, o grupo, os seus discos e até os ex-membros, transformaram-se numa espécie de liturgia que um conjunto de incondicionais professava e professa com persistente regularidade.
No passado o Atalho já referenciou, quer a banda, quer o trabalho
de Malcolm Morley a solo, mas como nunca será demais o destaque aqui fica mais
esta chamada de atenção à boleia de um magnifico artefacto.
Eventuais interessados poderão deliciar-se aqui: https://www.cherryred.co.uk/product/help-yourself-passing-through-the-complete-studio-recordings-6cd/,
a única edição que agrupa toda a discografia conhecida dos Help Yourself.