Se o Atalho alinhasse - que não alinha - pelo diapasão
daqueles que em Janeiro já estão a eleger o melhor disco do ano; diria – embora
não o faça – relativamente a “Strangers
in the Room” estarmos perante a melhor compilação do ano.
Concentrando-se no período dourado da música popular britânica
do século XX, vertente folk-rock, “Strangers In The Room, A Journey Through The
British Folk-Rock Scene 1967 – 73” propõe-nos 60 temas
de outros tantos nomes, alguns verdadeiramente obscuros, que à época animaram
aquela cena.
( Chimera )
Steeleye Span, Trader Horne, Trees, Spirogyra, Pentangle,
Prelude, Bridget St. John, Joan Armatrading, C.O.B., Shirley Collins, Fairport Convention ( a
versão de “Sir Patrick Spens” ainda vocalizada por Sandy Denny não é muito
comum, apesar de ter sido já publicada como bonus track na reedição de “Liege
and Lief” ) ou Bill Fay ( a demo aqui presente de “Be not so fearful” é
pouco menos que sublime ) são nomes reconhecidos e mais ou menos consensuais.
Os Jade de Marian Segal, Alan James Eastwood, Knocker Jungle,
Robin Scott, Gary Farr, The Woods Band, Al Jones, , Mike Cooper ou Steve
Tilston por exemplo, já não o serão tanto. Os temas recuperados em “Strangers
In The Room” poderão funcionar como ponto de partida para a descoberta de
obras maiores a que o tempo, generoso, acrescentou uma significativa camada de
patine.
( Lifeblud )
Mas a substância, a verdadeira substância desta compilação,
encontramo-la em temas gravados mas não publicados ao tempo. De entre estes o
Atalho sublinharia “Sad Song For Winter” ( Chimera
), “Woodstock” ( Matthews Southern
Comfort ) numa mistura onde pela primeira vez se podem escutar as guitarras
acústicas, “The Man Who Called Himself Jesus” ( Strawbs ) outra mistura inédita, “Pucka-Ri” ( Urban Clearway ), “Riverboat” ( Dando Shaft ), “What I Am” ( Fresh
Maggots ), “River of Fortune” ( Heron
), “Beverley market meeting” ( Jude )
ou “Waxing Of The Moon” ( Lifeblud
).
A tudo isto junta-se um booklet elaborado com o rigor
cronológico-biográfico a que David Wells já nos habituou, polvilhado aqui e ali
por pequenas histórias de ir às lágrimas.