26/09/17

Tomara "Favourite Ghost"



Existem discos que se escutam uma vez e que se arrumam na esperança de um dia, por uma razão ou por outra, serem de novo procurados. Há no entanto outro tipo de registos, aqueles que pedem para serem cuidados, curados, em permanência.  Não inventam a roda nem tão pouco irão mudar o curso da história, mas são perfeitos na sua função de entretenimento e cultivo de emoções. O que nos dias que correm, não é coisa pouca.

Favourite ghost” de Filipe C. Monteiro ( aka Tomara ) é um desses artefactos. Viajando com e por entre sombras, espaços intimistas vizinhos da melancolia e silêncios perfeitos, o álbum – curto e conciso como todos os grandes discos devem ser -, manobra todos os botões certos, deixando cativo o ouvinte, mesmo aquele que tem perfeita consciência de não estar perante nada de substancialmente novo.


Com os três temas de maior impacto ( “Hallow”, “Coffee and Toast” e a canção título ) estrategicamente colocados a abrir, “Favourite Ghost” revela-se um mar de inteligência e bom gosto a que não será estranha uma relevante cultura musical.

Feita para ser tocada no recato dos pequenos espaços  a música de Tomara apela aos fãs de Ida, Madrugada, Richmond Fontaine, Tindersticks, Mono ou mesmo Silver Scooter, os quais encontrarão aqui razões mais do que suficientes para se sentirem confortáveis.

Perfeito para ocupar os serenos fins de tarde de outono.