Quando elaboradas com critério, por alguém com propósito e
sabendo o que faz, as compilações podem ser fonte de prazer, informação e,
simultaneamente, caminhos para o conhecimento.
Sob a sugestiva designação de Imaginational Anthem, a
Tompkins Square tem vindo a editar um sólido conjunto de colectâneas das quais “Imaginational
Anthem vol. 8, The Private Press” é a
mais recente.
Tal como o nome indicia, debruça-se sobre prensagens privadas
- esse universo extraordinário onde as surpresas surgem a cada esquina -, em
concreto sobre obras em tempo editadas por obscuros artesãos da guitarra
acústica norte americana.
14 temas, balizados entre os anos de 1968 e 1995, praticamente impossíveis de localizar noutro
local, fruto das limitadas prensagens originais. E quando, arrogantes,
julgávamos já ter escutado todo o finger-picking que interessava através dos
Fahey, Kaukonen, Garcia, Kottke, Basho, Lang, Rose, Jones ou mesmo Bachman sem
esquecer Jansch e Renbourn, eis que se apresentam alguns mais “professores” e
discípulos para tornarem o assunto uma espécie de “never ending story”.
Através da brochura de 24 páginas que acompanha a edição
ficamos a saber entre outras coisas que estes 14 feiticeiros da guitarra
criaram música de uma outra dimensão a que muito poucos tiveram acesso, uma vez
que o número de exemplares das prensagens dos discos que gravaram raramente
ultrapassou as três centenas.
E, com o “finger style” como veículo, cruzamo-nos com ragas,
música oriental, jazz, blues, acid-folk ou até com melodias de inspiração
hispânica. Nomes como Perry Lederman, Lee Murdock, Joe Bethancourt, Herb Moore,
Nancy Tucker ou Russell Potter são por esta via colocados no radar e isso só
pode constituir motivo de enriquecimento para quem se der ao trabalho de os
escutar.