15/02/14

Chris Forsyth "Solar Motel"


Ao que se sabe, Chris Forsyth teve como professor Richard Lloyd e isso é patente em “Solar Motel”.
Constituído por quatro extensos temas – “Solar Motel I, II, III e IV” – o mais recente registo do guitarrista mantém a matriz habitual – fusão de conceitos art-rock, com o  blues, o rock, o psych, a improvisação e, todos, com a tradição instrumental da guitarra americana.

No abstracto pode até parecer megalómano, mas o talento de Forsyth faz com que resulte, e na perfeição.
“Solar Motel I” começa sereno como se as guitarras de Lloyd e Verlaine trocassem arpejos numa descontraída sessão de “Marquee Moon”; termina incandescente, come Ben Chasny ali ao lado, no palco, digladiando-se com Ethan Miller e restantes Comets on Fire.

O mote está dado. “Solar Motel II e III” alinham pela mesma bitola. Peças âncora do disco, vão mais longe e recuperam muita da iconoclastia e hipnotismo que no passado emergiram das prestações de John Fahey e Robbie Basho. “American Primitive Guitar Music” chamam-lhe. Talvez sim. Mas feita de sons quentes e multicores, como só os grandes artesãos conseguem. Um disco de muitos anos.