1971. Na ressaca do sucesso do filme “Easy Rider”, os
estúdios da Universal financiaram a estreia de Peter Fonda como realizador: “The
Hired Hand”, um western melancólico e ambiental, protagonizado pelo
próprio Fonda e por um Warren Oates
enorme, como de resto era hábito.
À data o filme constituiu um estrondoso fracasso financeiro,
a Universal não recebeu retorno do
investimento - cerca de um milhão de dólares –, e durante décadas ninguém mais falou
no assunto.
Existia no entanto um detalhe nada despiciendo: a banda sonora. Quando da rodagem, Fonda solicitou a Bruce Langhorne a cedência de um conjunto de temas acústicos que o guitarrista
havia gravado em 69 e para os quais não tinha encontrado nenhuma editora
interessada na respectiva publicação. Langhorne, um ilustre (des)conhecido que
havia tocado guitarra em tudo o que era disco de folk ( de Bob Dylan a Joan Baez,
passando por Tom Rush e Ritchie Havens ) acedeu, mas o score, tal como o filme,
passou completamente despercebido.
Em 2001, quando a película foi finalmente reeditada em DVD,
os melómanos descobriram a mina de ouro que era a sua banda sonora. Daí até à
publicação pela primeira vez em registo áudio foi um pulinho. Desde então,
desenvolveu-se um assinalável culto e, recentemente, “The Hired Hand” conheceu por
fim uma reedição a condizer com o seu estatuto: formato vinilo, novo grafismo e
limitada a 1.000 exemplares.
Espécie de “The Long Riders” ou “Paris
Texas” silencioso, entre banjos, violinos, harmónios, guitarras,
dobros, flautas e percussões
minimalistas, “The Hired Hand” vestiu as roupas do country ambiental e esteve muitos
anos à frente do seu tempo. E hoje, mesmo depois de tudo o que ouvimos e
sabemos sobre o “alt-country/americana”, parece quase inverosímil que as onze
pérolas que integram este score tenham permanecido inacessíveis durante mais de
30 anos.
Sabem pois o que têm a fazer. Isto, claro, se ainda forem a
tempo.