Depois de Eluvium, Martin
Eden é o novo pseudónimo de Matthew
Robert Cooper. A separação de identidades faz todo o sentido pois, enquanto
o primeiro se expressa numa linguagem neo-clássica, aqui e ali matizada pelo
minimalismo e pela vertente cósmica, Martin Eden projectou debruçar-se apenas sobre
a música electrónica.
Depois da estreia através do single “Worker”, Martin Eden
acaba de publicar o cd “Dedicate Function” com selo da Lefse. E confirma tudo aquilo que
dele se esperava. Trata-se de um projecto absolutamente dedicado à escola
electrónica, com tudo o que de bom e menos bom, tal escolha implica.
E quer se goste ou não, é mais do que evidente que a vertente
mais planante e menos interessante do krautrock ( leia-se Klaus Schulze ou
Tangerine Dream pós 1972 ) está em vias de ser recuperada tal como têm acontecido
com outros sub-géneros dos 70s. Aqueles menos familiarizados com a história
poderão sentir-se tentados pelos contornos pós-modernos da coisa, os outros (onde
o Atalho se inclui) não poderão deixar de esboçar um sorriso e encolher os
ombros.
A abrir, o curto “Vlad” ilude, na vã esperança de que as
espirais electrónicas se desloquem até às fronteiras da “kosmische musik” mas,
logo a seguir, “Short cut” atira-nos para o regaço dos inenarráveis Pet Shop
Boys. E aí, dois passos atrás não são apenas uma mera precaução. São uma medida
necessária para a preservação da sanidade mental.
“Verions” estrutura-se no “drone” e durante cerca de 8
minutos veste-se com sintetizadores a condizer, sem que em algum momento se
possa dizer que descola. “Plantes” poderia sem esforço integrar um álbum de
Eluvium e “Etc … etc” reveste um interessante momento outer-space. “Hum” nada adianta relativamente a “Short cut”,
adiciona-lhe inclusive pedaços do pior New Order (“Blue Monday” ???) e é no
mínimo descartável.
Por fim “Return life”, o melhor dos sete temas. Ancorado na
música ambiental, cativa na justa medida em que evolui à medida que vai
crescendo no espaço. Uma peculiaridade comum à criação do Brian Eno de “Before
and after scince” ou “Another green world” e à quase totalidade do projecto
Eluvium.
Sintetizando: no futuro, dos sete temas incluídos em “Dedicate
function”, muito provavelmente apenas dois contrariarão o esquecimento.
Manifestamente pouco para um criador brilhante como Matthew Cooper.