Desde o final dos 60s, momento em que atingiu o zénite, o
folk ou música de inspiração tradicional se preferirem, desceu aos infernos,
proscrita por factores vários, entre os quais a revolução urbana do punk e
pós-punk não terão sido os menos despiciendos.
No inicio do século XXI, a meias entre o paganismo e o
esotérico, o género foi resgatado por militantes das margens como In Gowan Ring, Stone Breath, Timothy Renner ou Current
33. Depois, genuíno, surgiu Appendix Out, aka Alasdair Roberts (o melhor
Richard Thompson depois do próprio), mais à frente um exército de betinhos
postiços liderados por Devendra, Joanna Newson, Animal Collective e afins, os quais tentaram e conseguiram fazer
um copy/paste entre a autenticidade do folk tradicional e a sua, muito própria,
interpretação do psicadelismo.
Entretanto, a indústria, atenta ao fenómeno, tratou de criar
os seus “Coldplays” armados de banjos e guitarras acústicas (The Unthanks, Mumford & Sons, Laura Marling … ), mas a
semente lançada anos antes por Roberts e David Tibet germinou e a meio da
década passada a herança das proscritas Vashti Bunyan ou Shirley Collins foi
recuperada e nomes como The Owl Service,
Nancy Wallace, Sproatly Smith, Corncrow e, Wyrdstone, com ou sem a influência
psicadélico-pagã dos Incredible String Band ou
Comus, regressaram ao espírito inicial do folk tradicional. A hidra
ostentou entretanto já várias cabeças: Wyrd-Folk, Doom-Folk, Weird-Folk,
Free-Folk, … Não foi, nem nunca será importante para a essência do que está em
causa.
( Nancy Wallace )
Tudo isto a propósito de “Weirdlore, Notes from the Folk Underground , uma
compilação que sonoriza o que se tentou explicar acima e que reúne temas de
nomes como Telling The Bees, Rapunzel & Sedayne, Nancy Wallace, Sproatly Smith, The Straw Bear Band, Starless
and Bible Black, Alasdair Roberts, Corncrow e Wyrdstone entre muitos outros.
Arrisco a afirmar que se trata da melhor colectânea do género
desde as duas fabulosas edições de “John Barleycorn reborn”. Mais,
ajudará a separar as águas de novo e dificultará em muito a tarefa de cristãos
novos como os Trembling Bells, por exemplo.